Como crescer e vencer!

Por Pr. Nelsi José Rorato – MBCV

O tema que Deus nos deu para 2010 foi “ensina-nos a contar os nossos dias”. E não era para contar cronologicamente, não. Era para saber usar os dias, aproveitar bem o tempo, olhando o que teria pela frente, não o que ia ficando para trás. Você conseguiu? Aproveitou sabiamente os seus dias em 2010?

No começo deste ano o Espírito nos disse que seria um ano de muitas oportunidades, mas seria necessário sabedoria para fazer as melhores escolhas. Eu sinto a tristeza do Espírito porque muitos não levaram a sério esta palavra, esquecendo-se do equilíbrio nas três áreas da vida, sendo que, o que nos faz vencedores e nos dá estrutura, é justamente o equilíbrio. Não deixar as coisas de Deus para trás, não deixar de cumprir os compromissos na família e na sociedade. Não se descuidar com respeito a vida material, à qualificação ao mercado de trabalho. Lembrando que a perfeição é posicional – olhar para frente, continuar, não desistir, manter o propósito – e relativa – de acordo com aquilo que temos recebido e administrado da parte do Senhor.

Também recebemos um alerta de que, como seria um ano muito bom, haveria irmãos apostatando da fé, vindo menos, distanciando cada vez mais um culto do outro, ficando em casa por muitos dias e semanas seguidas, já que a vida estaria boa mesmo… Mas neste projeto maligno, de autossuficência, está a frieza do amor e a fraqueza da fé. Quando isto acontece o espírito também se enfraquece. Quando o amor esfria, a pessoa não vai ao culto para cultuar, vai para buscar a bênção. Mas temos aprendido que devemos ir ao culto para adorar ao Senhor na beleza da Sua Santidade, pois este é o propósito de Deus para nós: sermos louvor e alegria da Sua glória. Devemos ir para dar, não para buscar! Como aqui o pastor às vezes repete a Palavra – afinal, são 22 anos pregando no MBCV – a pessoa não gosta, acha que é perda de tempo, que já sabe. Como se saber e praticar fossem a mesma coisa… Então para de vir, começa a ficar em casa porque “já ouviu aquilo”. Mas estes são os que pararam de vir para servir, que só vêm para buscar algo. Pense se este é o seu caso.

“O fruto do justo é árvore de vida e o que ganha almas, sábio é.” Provérbios 11:30

Está na hora de fazermos mais pelos outros uma vez que temos sido muito abençoados! Além disso, aquele que ajuda outras pessoas a se voltarem para Deus prospera, melhora na vida. Eu desafio a igreja a fazer o JEJUM bíblico, o de Isaías 58:6-12. O jejum de carne – não a de animais, pois Jesus disse que o que vem de fora não contamina o homem, mas o que sai de sua boca. Façamos o jejum cada um para a sua própria carne, até ver a ação de Deus em nossas famílias. Como jejuar? Preste atenção neste texto:

“Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?

Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?

Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda.

Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente;

E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.

E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.

E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.”

Podemos aprender muito com este texto e é por isso que ele será a base do nosso jejum. “Ligaduras da impiedade” significa estar em ligação com coisas erradas como glutonaria, fofoca, inveja, etc. Vamos nos desprender delas! “Deixar livre os oprimidos” é não falar mal de quem já está mal, para não aumentar a desgraça deste. “Repartir teu pão com o faminto” não necessita de tradução, mas quem não o faz – ao menos uma vez por mês levando um quilo de alimento à igreja para socorrer o necessitado – é crente carnal, é derrotado. De fato você precisa jejuar para vencer a carnalidade. “Não te escondas da tua carne” é sobre a família. Muitos não ajudam o familiar porque ele está errado, mas agindo assim você está mais errado do que ele. Você deve corrigi-lo no que ele precisa e também ajudá-lo nas suas necessidades.

Este é o jejum que Deus pede para seu povo: sacrificar seu ego, sua avareza, seu egoísmo, seus apetites e interesses pessoais e começar a abençoar. Quem começa a abençoar desta maneira romperá a sua luz como a alva! A sua cura apressadamente brotará, você verá a solução dos problemas familiares! Aquilo que você plantar você vai colher! Pois tudo o que nós fizermos para os outros é um investimento para nós mesmos. Quem faz isso será amparado pela glória do Senhor! Não é isso que você quer para si? Aí está o Natal Solidário, as vidas necessitando de ajuda. Uma oportunidade para a prática do amor.

Eu lanço este DESAFIO para os corajosos que desejam crescer: implantar o jejum da língua, parar de falar da vida dos outros, exercitar o ministério da reconciliação. Não olhar a gravidade dos pecados alheios, olhe para quem você é; se não fosse a misericórdia do Senhor você não estaria aqui. E as misericórdias do Senhor são para todos. Você foi chamado com um propósito, então se una à visão da igreja, seja um membro ativo, desempenhe a sua parte no Corpo. Assim como você foi perdoado, perdoe. Assim como alguém se esforçou para que você viesse para cá, faça isso por alguém. A omissão vai lhe custar muito caro.

About these ads

2 Comentários

Arquivado em Artigos

2 Respostas para “Como crescer e vencer!

  1. miriani

    OLÁ
    QUE PALAVRA
    ACHO QUE É ISSO MESMO PRESISAMOS NOS CUIDAR MAIS ESTAR MAIS NA PRESENÇA DO SENHOR BUSCAR SANTIDADE E COM CERTEZA ESTAREI FAZENDO JEJUM ALIAS ESSA PALAVRA VAI SERVIR MUITO PRA MIM É DISSO QUE PRESISO NO MEU MEIO JEJUM DA CARNE
    OBRIGADO PELA PALAVRA E COM CERTEZA SERA MUITO BEM APROVEITADA
    MIRIANI

  2. Diego Matos

    Sinceramente esta palavra é muito poderosa, pois nos mostra o verdadeiro jejum. Infelizmente as pessoas tem tentado chamar a atenção de DEUS através da abstinencia de alimentos, mas somente isso não é o bastante, todos nós como povo de DEUS temos a responsabilidade de nos purificar fazendo o verdadeiro jejum que agrade ao SENHOR.
    DEUS não está querendo somente que deixemos de comer comida por um certo período, mas mudar totalmente as nossas atitudes para que o nome do SENHOR seja glorificado através de nós.
    Que DEUS continue abençoando a todos em nome do SENHOR JESUS. Ass: Diego Matos de Belém do Pará

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s